quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO PARA SURDOS

PROCEDIMENTOS PARA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO ESPECIAL

(1) No caso do deficiente auditivo, para se obter uma carteira de habilitação é necessário estar acompanhado pela família, ou alguma pessoa que comprove sua deficiência;
(2) Ir ao DETRAN no departamento de Gerência de Exames, para solicitação dos requisitos necessários;
(3) Em seguida, procurar uma auto-escola credenciada e competente, cadastrada no sistema do DETRAN, para acompanhar até ao término do processo, juntamente com um intérprete de LIBRAS, que será providenciado pela auto-escola, ou pelo candidato particular;
(4)  Terminando todo procedimento, a auto-escola deverá solicitar via ofício à Gerência de Exames, acompanhamento de um Intérprete de LIBRAS para realização dos exames médico e psicotécnico, no qual o DETRAN disponibilizará intérprete de LIBRAS, somente para acompanhamento em atendimento em geral específico do órgão;
(5) Ao ser aprovado nos exames, a auto-escola deverá encaminhar um ofício, solicitando prova especial sobre acompanhamento de um intérprete de libras para Coordenadoria de Exames. O Coordenador entregará um termo de Responsabilidade para a auto-escola assinar, juntamente com o candidato; o mesmo procedimento será para solicitação de prova prática.
(6) Para Renovação, o deficiente auditivo deverá procurar os departamentos específicos citados acima, com todos os documentos pessoais sendo cópia, comprovante de endereço e a carteira de habilitação vencida original, para solicitação de Intérprete nas necessidades precisas.

CONHECENDO O MUNDO DOS SURDOS

terça-feira, 22 de novembro de 2011

CERTEZAS TEMPORÁRIAS

v  A língua materna dos surdos é a libras que tem estrutura diferente do português.
v  A maioria dos surdos não possuem deficiência ou má formação nas cordas vocais. Eles evitam usar a voz, pois não podem medir a altura e a intensidade de sua fala.

DÚVIDAS PROVISÓRIAS

v  Como são suas horas de lazer (músicas, teatro, cinema...)?
v  Eles podem ter  carteira de habilitação?

terça-feira, 15 de novembro de 2011

ALFABETO SURDO

LITERATURA SURDA


     O livro Cinderela Surda é o primeiro livro de literatura infantil do Brasil escrito em língua de sinais. O livro Cinderela Surda é uma versão do tradicional conto que insere elementos da cultura e identidade surda. Essa releitura inédita da história é acompanhada da escrita dos sinais (SW), ilustrações e uma versão em português. Voltada para o público surdo infantil, a obra é o resultado da pesquisa desenvolvida por Lodenir Becker Karnopp, Caroline Hessel e Fabiano Rosa.

Confira mais....





A COMUNICAÇÃO DOS SURDOS

Como a comunidade surda se comunica? E para assistir as peças teatrais? E na literatura?

           O surdo digita o número do telefone para o qual quer se comunicar e após digita seu recado no TDD. Um atendente da telefônica irá intermediar essa comunicação com a pessoa ouvinte. Caso o surdo queira mandar a mensagem para outro surdo, os dois devem possuir o aparelho TDD.


      Pessoas surdas usam celulares, mas para enviar e receber mensagens.

         
           Peça teatral: Composto somente por pessoas surdas, trabalha com expressão facial e corporal, usa a gestualidade para que todos possam entender a peça.

Vídeo: Pantomima do Dominó 

      Na língua de sinais também temos a linguagem poética, mas é muito diferente das línguas orais. Há a preocupação com a arte demonstrada com as mãos, sem intervenção da escrita.


Vídeo: Programa Do Surdo Apresentação: Poesia LIBRAS 1

     

APARELHOS LUMINOSOS PARA SURDOS

Os Surdos utilizam dispositivos luminosos em campainhas, telefones (TS), em babás eletrônicas e relógios.

Luz para campainha - funciona quando tocar a campainha. O sinalizador piscará de 4 a 5 vezes, como opção pode-se ter outro sinalizador receptor, que recebe sinal luminoso em qualquer lugar, como quarto, sala, escritório e qualquer lugar onde haja tomada de energia.

Luz para telefone - funciona quando tocar o telefone. O sinalizador acompanhará o toque do telefone, e assim como o alerta para campainha, pode ser usado em qualquer lugar que disponha das condições necessárias.

Luz para bebê choro - instalado até 3 metros onde estiver o bebê e regula a sensibilidade do som ambiente no botão. Utilizar em qualquer lugar da casa. Quando o bebê chorar, o sinalizador piscará continuamente.


Relógio de Despertador Vibratório- Muito utilizado pelos Surdos, principalmente em baixo do travesseiro, pois ele vibra no horário escolhido para despertar.